top of page

Danca do leao 

8d7cb59c-2886-11e9-8864-9e8ab15a22ca_image_hires_222452-scaled.jpeg

o que e?

A dança do leão ( chinês simplificado : dança do leão ; chinês tradicional : dança do leão ; pinyin : wǔshī ) é uma forma de dança tradicional na cultura chinesa e em outros países asiáticos em que os artistas imitam os movimentos de um leão em uma fantasia de leão para trazer boa sorte e fortuna. A dança do leão é geralmente realizada durante o Ano Novo Chinês e outros festivais tradicionais, culturais e religiosos chineses. Também pode ser realizada em ocasiões importantes, como eventos de abertura de negócios, celebrações especiais ou cerimônias de casamento, ou pode ser usada para homenagear convidados especiais por as comunidades chinesas.

A dança do leão sulista é de natureza mais simbólica. Ela é realizada geralmente como uma cerimônia para exorcizar espíritos maléficos e para invocar sorte e felicidade. O leão sulista exibe uma vasta variedade de cores e tem uma cabeça peculiar com grandes olhos, um espelho na testa e um chifre único no centro da cabeça.

Historia

200px-Lion_dance_costume.jpg

A dança do leão se originou durante a dinastia Tang (618-906 DC). Diz a lenda que o imperador teve um sonho uma noite em que um animal de aparência estranha salvou sua vida. Na manhã seguinte, o imperador descreveu o sonho para seus ministros. Um ministro disse ao imperador que o estranho animal parecia uma criatura do Ocidente, um leão.

Como o estranho animal salvou o imperador em seu sonho, o leão rapidamente se tornou um símbolo de boa sorte em toda a China. Acreditava-se que um leão dançante expulsava os espíritos malignos. Hoje, a dança do leão ainda é a cerimônia de abertura mais importante para eventos chineses e É também um ritual necessário para as empresas durante a época do Ano Novo Chinês, pois a dança do leão evoca boa sorte no próximo ano. Os leões não são nativos da China, o que explica por que o “leão” na dança adquiriu as características do Dragão chinês e fênix.

Os dançarinos do leão são sempre praticantes de kung-fu. Primeiro, a dança do leão requer que os dançarinos desenvolvam posturas fortes, uma vez que a cabeça do leão é pesada e a posição da cauda do dançarino traseiro é estranha. As danças do leão podem ser demoradas, exigindo que os dançarinos possuam excelente condicionamento físico e resistência.

leao do sul

Guangdong é o lar da variedade sulista. Acredita-se que os leões chifrudos sulistas sejam Nians.

O estilo sulista pode ser subdividido em Fut San (Montanha do Buda), Hok San (Montanha do Grou), Fut-Hok (estilo menor que é quase um híbrido de Fut San e Hock San), Chow Gar (estilo menor praticado pelos participantes do estilo de Kung Fu da família Chow) e o Qing Shi (Leão Verde – popular entre os Fujianos/Hokkianos e Taiwaneses).

Fut San é o estilo que muitas escolas de Kung Fu adoptam. Ele requer movimentos poderosos e resistência quando em espera. O leão se torna a representação da escola de Kung Fu e somente os estudantes mais avançados podem realizá-lo.

O estilo Hok San é mais comumente conhecido como um estilo contemporâneo. O estilo contemporâneo Hok San combina uma cabeça de leão sulista com os movimentos do leão nortista. O estilo Hok San tenta reproduzir um aspecto e movimentos mais realistas, bem como performances acrobáticas. Sua cauda curta é também favorita entre as trupes que fazem o salto da baliza.

leoes china.jpg
bottom of page