top of page

Kung Fu

Imagem do WhatsApp de 2024-01-10 à(s) 11.24.54_33b63088.jpg

o que e?

O Kung Fu é considerado umas das artes marciais chinesas mais antigas do mundo. O termo chinês significa “arte da guerra”. A expressão Kung Fu também se refere a algo que foi conquistado com muito esforço e competência no momento da luta corporal.
Originalmente chamado de wushu (que significa “arte da guerra”, em mandarim), o kung fu surgiu da necessidade de lutar contra animais ferozes e inimigos. Este estilo de luta teria sido criado há aproximadamente 4 mil anos.
O treinamento envolve exercicios fisicos e mentais, utilizando tecnicas de luta com ou sem armas tradicionais chinesas, como bastão, facão, lança e espada.
Um diferencial do kung fu é que antigos lutadores chineses após observarem e estudarem alguns animais, desenvolveram tecnicas e estilos de luta inspirados nesses animais que são, Tigre, Serpente, Dragão, Pantera e Garça.

KF.webp

Tradução:

"Trabalho Dura" ou "Tempo E Dedicação"

Por ser uma das artes marciais mais antigas do mundo, existe muitas lendas sobre sua origem.

Em uma delas acredita-se que o kung-fu tenha surgido na Índia e tenha sido levado à China apenas por volta de 500 d.C. pelo monge Bodidharma, que teria incluído a meditação como parte integrante da arte marcial. Sua origem budista foi parcialmente modificada ao se instalar no templo chinês Shaolin. Isso porque o budismo indiano pregava o ascetismo de seus praticantes, enquanto a versão budista de Bodidharma apenas impedia o praticante do exercício de atitudes extremas, como matar e roubar.

Até esse momento, as práticas do kung-fu eram transmitidas apenas entre monges, caracterizando uma relação íntima entre discípulo e mestre. No entanto, a partir dos séculos XIV e XV, especificamente durante o governo da dinastia Ming, houve um crescimento na quantidade de praticantes do kung-fu bastante significativo. Assim, se antes as técnicas do kung-fu permaneciam em segredo entre os monges do templo Shaolin, após esse período técnicas de outras artes marciais foram agrupadas à prática dos monges, e o kung-fu deixou de ser um segredo, tornando-se uma técnica a ser aprendida e ensinada. Esse processo permitiu à dinastia Ming o uso dos monges como soldados, protegendo seu território contra piratas japoneses por mais de uma vez.

                                                                               Outra lenda muito conhecida narra a história de um monge chinês chamado Ta Mo,                                                                                   que subiu em uma montanha para observar o movimento dos animais, as posições em que lutavam e como se defendiam.

A partir dessa observação teria surgido o kung fu, que para os orientais é considerado uma arte, e não uma luta. Sabe-se que durante muito tempo, os ensinamentos do kung fu ficavam restritos aos monges, somente por volta do século XIV é que a técnica passou a ser ensinada a todos que tivessem o interesse.

Fora do Oriente, o kung fu se popularizou no final dos anos de 1960, pela repercussão das séries e filmes de artes marciais, especialmente os estrelados pelos atores Bruce Lee e Jackie Chan.

Chinese Style Taiji Martial Arts Training Enrollment Poster Background Material Wallpaper

historia

caracteristicas

Uma das características mais visíveis do kung-fu é o uso de armas. A manipulação técnica de armas para o combate remete à evolução da técnica em função de combates de guerra. Os instrumentos mais comuns são o bastão, a lança, o facão e a espada. Essas técnicas extremamente desenvolvidas de manipulação de armas caíram em desuso para soldados quando as armas de fogo passaram a ser utilizadas em campos de batalha. No entanto, ainda são parte integrante da prática do kung-fu até os dias de hoje.

O kung fu tem o objetivo de desenvolver corpo e a mente, criando disciplina, persistência e respeito aos limites dos indivíduos. Há uma filosofia por trás da arte marcial que busca a evolução dos praticantes, ensinando a serem derrotados e encararem novos obstáculos sem desistir ou desanimar.

Esses preceitos fazem parte do kung fu tradicional, que ainda foca parte essencial do treinamento na filosofia chinesa, sendo praticado por pessoas de todas as idades.

WhatsApp Image 2024-01-31 at 21.03.14.jpeg

bottom of page